O Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Foz do Rio Itajaí-Açu (Sinduscon Itajaí) foi fundado em 20 de Junho de 1990 e representa o setor nas negociações trabalhistas, jurídicas e outros assuntos de interesse dos associados, que variam dos conteúdos político, econômico, técnico, tecnológico, social, ambiental, entre tantos outros. O sindicato abrange a base territorial dos municípios de Itajaí, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras. É filiado à Federação das Indústrias de Santa Catarina - Fiesc e à Associação Intersindical Patronal de Itajaí.

Com a preocupação de atender sempre melhor seus associados, o Sinduscon oferece em sua base serviços, produtos e acervos documental e informativo. Para tanto, atua por meio de suas comissões e assessorias.
Outra tarefa do Sindicato e sua estrutura é a de promover o fortalecimento e a coesão do setor da construção em Itajaí. Além disso, devido à sua localização estratégica e centralidade política, o Sinduscon tem sido um importante elo entre os Sinduscons em todo o país e a CBIC.

Nos 22 anos em que atua em Itajaí e sua base, o Sinduscon tem trabalhado nas seguintes frentes: órgãos públicos e entidades de classe; interlocução com os poderes legislativo, executivo e judiciário; fomento de soluções ligadas à pesquisa e tecnologia; e promoção de assuntos de interesse socioeconômico e de preservação do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico.

O Sinduscon também tem trabalho no sentido de melhorar a capacitação profissional e prestação de serviços das empresas no dia-a-dia das construtoras. Para tanto, busca constantemente a maior qualificação das pessoas envolvidas em todo o processo produtivo, que vai dos engenheiros nas empresas aos trabalhadores nos canteiros de obras. Com isso, espera contribuir para a qualidade de vida em sua região de atuação, melhorando assim, as dimensões da cadeia produtiva da construção civil.

Nesses 22 anos de existência, teve como presidentes os empresários Reynaldo Tobaldini, Ilson Bento Passos, Maurício de Souto Goulart, Flávio Macedo Mussi e tem como atual presidente o empresário José Carlos Santos Leal.